top of page

Mais afinal o que é Constelação Familiar?


Ao vir ao mundo não herdamos somente um patrimônio genético, mas também sistemas de crença e esquemas de comportamento das nossas "fontes" de vida, nossos pais e sistema familiar. Já pensou de onde vem: a disposição para ser feliz, o escolher livremente, o ter êxito naquilo que empreendemos, o fazer durar os relacionamentos agradáveis, a saúde, o bem-estar e também aquilo que permite nos adoecemos, causar dor e emaranhados.


Cada um, desde seu nascimento, ocupa um lugar único. Acontece que experimentamos alguns sentimentos de desordem, desequilíbrio ou de não pertencimento criando então esquemas problemáticos, sistema de crenças corrompido.


A natureza do nosso campo de energia familiar é determinada pela história da nossa família. Essa natureza é moldada por acontecimentos marcantes, como a história dos relacionamentos dos pais e dos avós, morte de uma criança muito nova, aborto, parto prematuro, adoção, suicídio, guerra, exílio forçado, troca de religião, incesto, antepassado agressor ou vítima, traição, ou mesmo a confiança.

As constelações familiares nos dão a oportunidade de compreender os esquemas em seu nível mais profundo, permitindo que nos libertemos, ao mesmo tempo que encontramos a paz e a felicidade.


Mais afinal o que é Constelação?

A Constelação Familiar é um método psicoterapêutico sistematizado pelo alemão Bert Hellinger, que consiste em trazer para a consciência os padrões de comportamento que possam estar causando problemas e bloqueios, trazendo consciência e fluidez ao sistema do cliente. Bert diz que os sistemas familiares, vocacionais, empresariais, jurídicos, (Direito Sistêmico), são regidos por ordens. Essas ordens são invisíveis. Quando são desrespeitadas, os emaranhamentos são gerados. Os emaranhamentos interferem na vida das pessoas, limitam e alteram suas escolhas.


Muitos bloqueios e dificuldades pessoais têm origem em questões vividas por membros da família, sendo passados através de gerações. A constelação visa restabelecer a ordem. Ao fazê-lo o destino torna-se mais leve.

Por que fazer uma Constelação?

Por amor. Amor a si e ao seu sistema de origem. Uma constelação nunca é de uma pessoa, ela é de todo o sistema familiar e beneficia todo o mesmo. Com essa técnica, que possibilita a observação das dinâmicas ocultas do inconsciente do cliente e de seu sistema familiar, é possível identificar os padrões de comportamento e as crenças que podem estar relacionados com nosso sistema familiar e que vamos inconscientemente repetindo. Assim, temos a oportunidade de compreender aquilo que nos afeta e trazer luz para questões pessoais, profissionais, organizacionais e jurídicas.

Como funciona?

A constelação familiar pode ser vivenciada em grupo e individual em consultório. No formato em grupo, todos os participantes conseguem obter insights das suas próprias questões, trazendo benefícios não só para a pessoa que está sendo constelada como para os representantes e os observadores.

"Até você se tornar consciente, o inconsciente irá dirigir sua vida e você irá chama-lo de destino. ” (Cal Gustav Jung)


Temos sessões em grupo quase que semanalmente, reserve com antecedências. Cada constelação dura em média 1:30h.

Confira a disponibilidade e agende sua sessão!

bottom of page