O que você precisa saber sobre a Terapia do Renascimento (Rebirthing)


Acredito ser mega importante o entendimento e a desmistificação da Terapia do Renascimento, vou detalhar aqui o processo do que acontece durante uma sessão de Renascimento. Lembrando que essa técnica e trata de uma terapia experiencial, ou seja, cada pessoa terá uma experiência única com base na sua própria história, crenças e emoções.


Vamos começar desmistificando o nome Renascimento (Rebirthing), carrega essa nomenclatura basicamente por dois motivos: Primeiramente porque lhe dá a possibilidade de alcançar e tornar consciente memórias de vida intrauterina, ou seja, de quando você estava dentro da barriga da sua mãe. Além disso muitas pessoas costumam dizer que sentem que nasceram de novo, para uma nova vida!


Costumo dizer que a Sessão de Renascimento se inicia no momento que a sessão é agendada. Não é incomum as pessoas relatarem começam a sentir algumas sensações, até mesmo na véspera de iniciar a sessão. Isso acontece devido ao desejo profundo de promover alguma transformação em algum âmbito da vida.


Uma sessão tem duração média de duas horas, mas depende do processo de cada um, cada ser humano é extremamente único e merece ser tratado de maneira única e específica.

A Terapia do Renascimento nos convida para uma respiração cíclica e consciente. Um método extremamente eficiente para nos tornarmos conscientes de quem somos. São inúmeros os Benefícios do Rebirthing (Renascimento) para corpo, a mente e emoções. Dentre eles:


  • Ressignificação e liberação de medos e traumas;

  • Fortalecimento do "Eu", da autoestima e autoamor;

  • Melhora dos relacionamentos;

  • Estimula a criatividade;

  • Desenvolve consciência e confiança;

  • Aumenta a vitalidade e rejuvenesce;

  • Liberação de tensão e memórias negativas;

  • Alívio dos sintomas da ansiedade e depressão;

  • Bem estar no físico, mental e emocional;

  • Inspiração e motivação;

  • Ampliação do poder de resolução de problemas;

  • Ajuda a aprender está no presente, aqui e agora.

  • Superação de situações traumáticas;

  • Aumento da consciência sobre si;


Primeiramente iniciamos a sessão com um bate-papo sobre motivo de buscar essa terapia para que haja um alinhamento de expectativas, falamos também como acontece o processo, o que pode acontecer e esclarecimento de possíveis dúvidas, que envolve uma “psicoeducação”, em seguida, na primeira sessão fazemos uma anamnese completa para construirmos um histórico/cenário de todos os sintomas narrados pelo paciente sobre determinado caso. Nas sessões seguintes colhemos dados e avaliamos o estado e acontecimentos desde a última sessão.


Após a conversa, em um ambiente devidamente preparado, seguro e organizado, o cliente é conduzido a sua primeira experiência de respiração cíclica e conectada. Nessa fase a mente chega a um dilema que chamamos de “Barreira de Urgência”, onde a pessoa precisa definir se vai adiante ou desiste da experiência, afinal você não é obrigado a nada.

Desde a nossa concepção nós temos memórias de tudo, então, a cura e liberação estão justamente em acessar e transcender as memórias que nos causam sofrimentos ou dores.


A pessoa pode “reviver”(de maneira lúcida e consciente) suas memórias, compreender o que elas causam e transcendê-las, utilizando apenas a energia que carregou pela respiração.

Confesso que requer uma entrega muito forte ao propósito que se buscou a terapia. Quando se atravessa esta barreira e a grande maioria das pessoas consegue, toda a experiência passa a ter um sentido especial, acessando o que precisa liberar, transcendendo as barreiras, não importando onde as memórias estejam, se tornando possível transformar as fragilidades, crenças e padrões limitantes em possibilidades.

Existe um conceito chamado ecologia sistêmica, onde a pessoa vai “trabalhar” numa sessão o que ela mais precisa e o que ela dá conta naquele momento, eliminando aqui qualquer contra indicação, pois se as memórias que forem reveladas, trabalhada ou resignificadas é saudável pois foi feita de maneira ecológica de acordo com o seu próprio sistema, e em cada sessão as experiências são normalmente muito diferentes.


Imagine você podendo refazer sua caminhada pela própria história, liberando dramas e traumas, em qualquer tempo. E a maioria deles está na primeira fase da vida, concepção, gestação, nascimento e primeiras horas de vida. Mas podem ocorrer em qualquer tempo e o processo é sempre o mesmo: ressignificar e transcender. É incrível o alívio que a pessoa sente quando refaz uma memória e libera a energia que estava consumindo, permitindo-se também, curar-se dos males que ela causava.


Após trabalhar o que for preciso (que não necessariamente é sofrimento, pois há pessoas que só tem experiências de alegria e prazer), a pessoa entra numa fase de relaxamento profundo. Uma sessão de alta qualidade, tende a terminar quando o cliente está relaxado e sem nenhuma sensação física.


As dores ou incômodos, que eventualmente tivessem aparecido durante a sessão desapareçam completamente nesta fase, trazendo uma sensação de leveza, de libertação, de inteireza ao ser. Muitos relatam que jamais haviam experimentado um estado tão prazeroso de paz e tranquilidade. As urgências do dia-a-dia desaparecem completamente neste estado.


Chegando ao final da sessão temos um momento de Integração, onde há um compartilhamento das experiências, esclarecimentos das dúvidas e associações da vivência. O terapeuta faz suas anotações, refina a prática para as próximas sessões, mas principalmente: se faz presente para ouvir o cliente, fazer o acolhimento.


Há algumas pessoas que dizem ter medo ou estarem ansiosas demais para ter a experiência, mas o que percebo cada vez mais é que ao iniciar-se o processo, a própria energia faz o papel de acalmar e deixar a pessoa segura para que a experiência aconteça.

Há diferentes abordagens durante o processo. Eu particularmente gosto de interagir com o cliente, integrando várias abordagens tornando cada sessão uma experiência única, estar presente e conectado com tudo o que estiver acontecendo, construindo segurança e confiança para que tudo transcorra normalmente.



Confira a disponibilidade e agende sua sessão!